quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Diário do Acampamento Confira como foi o quinto dia do XXIII Acampamento de Férias da AJR

Discussão sobre o Manifesto Comunista, torneio de futebol, vôlei, filmes e grupos de estudos marcaram o sábado do primeiro final de semana da atividade

Depois de ter sido servido o reforçado e tradicional café da manhã, feito pelos próprios participantes, os acampantes deram início aos grupos de estudo, que tem como objetivo estudar as aulas anteriores, tirando as possíveis dúvidas e ajudar na organização do próprio acampamento como, por exemplo, nas refeições.

Os grupos se reuniram por pelo menos duas horas e discutiram as perguntas elaboradas, referente as três aulas anteriores do curso de formação teórica marxista, principal atividade do acampamento.

Encerrados os grupos, os acampamentes puderam se deliciar com a apetitosa feijoada. A iguaria veio acompanhada de arroz soltinho, couve, refogado na manteiga; farofa, temperada com ovo, bacon e azeitona; molho de vinagrete apimentado, salada e frutas (laranja e banana), além de sucos. A comida agradou a todos, que não pouparam elogios diante do cardápio do dia.

Por volta das 15 horas foi dado início as atividades de esportes. A princípio houve uma rápida e divertida partida de vôlei, com times mistos, e logo em seguida o clássico torneio de futebol masculino. Foram realizados dois jogos de futebol, acompanhados como sempre pelas animadas torcidas. Depois das partidas, muitos jogadores juntamente com as torcidas não perderam tempo e foram relaxar na piscina.

Por volta das 19h30mim a quarta aula do curso marxista, que nessa edição tem como tema: “Marx Vida e Obra – parte II”. O palestrante, companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO e editor do jornal Causa Operária, deu continuidade a explanação sobre o Manifesto Comunista, dando ênfase a questão do desenvolvimento histórico e econômico da sociedade, bem como as características da burguesia enquanto classe dominante, além de um rápido debate sobre a situação de opressão da mulher na sociedade capitalista.

Após o curso foi servido o jantar que teve como prato batata recheada com vários tipos de molhos: camarão com leite de côco, quatro queijos, creme de milho, molho vermelho e frango com creme de leite.

A noite foi encerrada com mais uma atividade da programação cultural. Dois filmes clássicos: “Queimada!” e “viva Zapata!”, o primeiro conta a história de um mercenário, William Walker, que a serviço do imperialismo britânico vai as Antilhas incitar uma revolta popular contra o governo português colonizador da ilha. Ele consegue promover a revolução e colocar no poder um negro, entretanto a população das Antinhas percebe que a mudança do governo não muda a política de exploração e se rebelam contra o governo britânico. Já o filme “Viva Zapata!” conta a história do revolucionário Emiliano Zapata que liderou a revolução mexicana em 1910. Ambos os filmes contam com a participação do ator Marlon Brando, sendo que o primeiro tem a direção de Gillo Pontecorvo e o segundo de Elia Kazan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário