quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Confira como foi o quarto dia do XXIII Acampamento de Férias da AJR

O dia foi marcado pelo debate sobre o comunismo moderno e a introdução do Manifesto Comunista, temas abordados durante o curso e pela participação dos acampantes no ato contra o massacre dos palestinos

O quarto dia do XXIII Acampamento de Férias da AJR começou um pouco mais cedo do que o de costume, diante das muitas e importantes atividades de ontem. A partir das 7h30min os participantes começaram a ser chamados para se servir do reforçado café da manhã com uma mesa repleta de guloseimas, tais como: pasta de amendoim, patê de ricota com especiarias, patê de presunto, pão fresquinho, biscoito recheado, rosquinha, sequilhos, bolachas salgadas, além das já tradicionais bebidas: capuccino, leite, café, chocolate e chás diversos.

Depois da primeira refeição os participantes se encaminharam para o salão onde foi ministrada a 3º aula do curso de formação teórica marxista. Durante a exposição o palestrante, companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO e editor do jornal Causa Operária, falou sobre o socialismo moderno, um resultado das contradições existentes na sociedade. O palestrante falou sobre as duas descobertas que servem de base para o socialismo científico: a concepção materialista da história e a descoberta da mais valia.

Depois de explicar as duas descobertas do socialismo científico, o companheiro Rui introduziu a discussão sobre o manifesto comunista, que teve sua primeira versão escrita por Engels numa obra intitulada como Princípios do Comunismo, um texto não apenas brilhante do ponto de vista político, de idéias e programa como também literário. Marx utilizou o texto de Engels como base para escrever o ManifestoComunista, uma obra que fala em nome da classe operária porque expressa o mais elevado grau de compreensão das leis de desenvolvimento da sociedade por parte dessa classe e não os pensamentos pessoais dos seus escritores.

Depois do curso, encerrado às 12h40min , duas caravanas de companheiros se dirigiram para as cidades de São Paulo e Campinas para participarem dos atos contra o massacre promovido contra os palestinos na Faixa de Gaza. atividades que foram incluídas na programação do próprio acampamento.

O almoço teve como cardápio do dia: frango empanado, arroz, creme de milho e uma saborosa salada com: rúcula, alface e repolho. Logo após a refeição houve a saída das pessoas que queriam participar do ato nas respectivas cidades.

O início da tarde foi reservado para o lazer e descanso. Por volta das 19h30min foram iniciados os grupos de discussão, cujo objetivo é estudar a aula ministrada anteriormente tirando as possíveis dúvidas e também ajudando na organização do acampamento como, por exemplo, alimentação, limpeza etc.

Os grupos de estudo se reuniram por mais de duas horas e em seguida todos puderam se deliciar com o saboroso pernil, servido ao molho madeira e ao molho vermelho, acompanhado de pão, frutas diversas e sucos.

A programação cultural com os filmes “Sicko – SOS Saúde” e “No Vale das Sombras” fecharam a noite do quarto dia de acampamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário